domingo, 7 de agosto de 2011

Seria trágico se não fosse cômico, e seria cômico se não fosse ridículo

Sy,

Sempre fui certinha...acho que certinha até demais... deveria ter aloprado mais....rs
Nunca dei problema, nunca criei confusão, sempre fiquei na minha.... entrar numa delegacia... só mesmo para fazer um BO*, pois... não é que tive que vir para Angola para passar pela inigualável experiência de ir para uma Esquadra (a delegacia daqui), e o pior! SEM FAZER NADA!!!!

No último fim de semana de Julho aproveitei a carona do pessoal do escritório que ia trabalhar, iam fazer uma filmagens em Muxima. Alguns pontos de Angola ainda tem alguns hábitos da época do pós-guerra e fazer filmagem pode ser algo confuso, por isso a equipe anda sempre documentada para provar que a atividade é regular, enfim... para evitar problemas.
Voltando ao passeio... Muxima é um santuário, como a nossa Aparecida, em São Paulo, este é dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Fica na Província do Bengo,voltaremos a esta questão da província em breve, quando eu explicar porque fui parar na esquadra. Muxima é uma palavra em Kimbundo, uma das linguas faladas em Angola,  e significa coração ("...não, eu ainda não aprendi a falar Kimbundo").
Próximo a igreja tem uma fortaleza. O local já foi cenário de trafico de escravos, batalhas, prisões e afins.

A igreja está reformada e estava bem cheia no dia que fomos, havia uma missa a céu aberto com um padre brasileiro...
A viagem de Luanda para lá durou umas 3h30, estão fazendo uma mega reforma na estrada e quando estiver terminada ficará ótimo, mas até lá....
o forte

Chegamos por volta de 13h30. Os meninos montaram o equipamento, gravaram, circularam, subimos até o forte, descemos... quando estávamos quase indo embora um dos meninos, angolano, foi abordado por um policial e levado para a esquadra, nesta altura eu estava longe, mas vi a cena. Ele deixou os equipamento e foi apresentar os documentos que permitem as filmagens. O tempo passou e nada dele voltar, o grupo já estava reunido, equipamento desmontado, um outro policial nos chamou, nos dirigimos para a esquadra. Como achei que era coisa relacionada a filmagem fiquei do lado de fora, com uma amiga, esperando que eles resolvessem.... mas não adiantou. Logo um outro policial saiu e nos chamou.
A esquadra tinha uma porta larga, um grande comodo, com uma mesa no centro, um oficial estava sentado anotando coisa e conversando com os meninos que já haviam entrado, uma meia parede dividia o espaço, atrás dela pude ver um beliche, havia também uma porta que não fiz a menor questão de saber aonde levaria. Sentamos em umas cadeiras encostadas na parede azul descascada... nos pediram para apresentar os documentos... OK... Anotaram nossos nomes... perguntaram o que fazíamos por lá... e o oficial chefe, aquele que estava anotando as coisas, levantou-se e começou a dar explicações do porque havíamos sido chamados.
De acordo com o que ele explicou, logo que chegamos deveríamos ter ído a esquadra e infromar que estávamos por lá... se isso é verdade, se isso já foi verdade, ou se isso é um procedimento que ele criou, eu não sei... e sinceramente não faz a menor diferença saber ou não.... Em teoria até faz sentido, digo isso porque quando se viaja de avião entre as províncias, você apresenta documentação como se estivesse entrando em outro país, pelo menos foi assim que aconteceu quando fui para Lubango, um posto e emigração  com questões do tipo, "o que vc está fazendo aqui?", "quanto tempo pretende ficar?", scan do passaporte.... Então, se há esse controle por avião, por que não haveria por terra, e realmente eu estava em outra província.... o problema é que nunca se sabe quando essas regras são oficiais ou "criadas", e nada é muito claro.

Fiquei meio revoltada com a situação, revoltada por ficar tão refém da coisas, o momento revolta já passou, e também.... não deixa de ser engraçado imaginar que não tive que fazer absolutamente nada para ser levada "presa"....

Ainda me perguntam porque  eu não dirijo pro aqui.... já imaginou se eu fosse parada por uma blitz (que aqui são ainda mais frequentes que no Rio).... Acabaria sendo presa por desacato.... não dá certo!!! Melhor continuar sem dirigir....!!! Mais seguro para mim e principalmente para eles.... rs

Umas fotos antigas que achei na internet:
a igreja
vista aérea
Bom, é isso, pelo menos valeu um post no blog. ;-)

Bjs,
Carol

*boletim de ocorrência

Um comentário:

  1. Nossa, Carol, que aventura! Sabe que fiquei curiosa para conhecer esse santuario? Ainda te visito em Angola. Me aguarde...

    ResponderExcluir