quinta-feira, 17 de março de 2011

Correios de Angola

Oi amiga, finalmente as correspondências chegarão até você... salve o Blogger !
É tão engraçado como tomamos por certo coisas que naturalmente fazem parte da nossa vida, só percebemos a falta quando elas nos são tiradas... é o caso dos correios.
No Brasil temos uma agência de correios em cada esquina (quase), é tão corriqueiro.... Na rua paralela a casa da minha mãe, em apenas 1 quarteirão, conseguimos ter 2 agências de correios. Tudo bem que eu não era mega frequentadora de correios, fora as cartas que mandava para você, eventualmente mandava um cartão postal... Mas vou ser sincera... foi complicado acostumar com a absoluta ausência de correios aqui em Angola.
Não é que não exista correios, existe o serviço e inclusive tem site, mas não funciona como no Brasil.
Estamos acostumados a receber as correspondências em casa e aqui isso não acontece, elas vão para uma central de distribuição. Então caso você me enviasse uma correspondência, primeiro, você teria que me avisar, ai eu daria alguns dias (nem sei quantos) e iria até a central pegar minha correspondência.
Sinceramente não consigo imaginar que isso funcione, já me disseram que funciona, mas só acreditaria vendo. Fora isso, imagina o tempo que não deve tomar até localizarem a minha carta! Provavelmente eu teria que ir ao meu chefe e pedir dispensa de 1 dia para poder ir aos correios.
Outra questão que não ajuda muito... as ruas aqui não tem nome... que dizer, tem!.... mas poucas pessoas sabem. Estou aqui a 1 ano e só sei o número do meu apartamento, não tenho ideia do nome da minha rua ou do número do meu prédio. Parece inacreditável, achei que nunca iria me acostumar, mas já me habituei.
Você deve estar se perguntando, "E como as pessoas fazem?"... e eu respondo, simples-simples (para quem já conhece a cidade) todas as localidades tem um ponto de referencia principal, seja igreja, prédio do governo, supermercado, uma determinada obra ou edifício... enfim, a partir do ponto de referencia principal você passa as direções para a pessoa. Parece estranho, mas acredite, funciona! Mas já imaginou como seria isso num envelope.... exemplo: "no Kinaxixi, na ladeira no Museu de História Natural, terceira casa do lado direito".... coitado do carteiro... pior ainda se a grafia não for boa ou se a pessoa (assim como eu) confundir esquerda com direita, rs
Dizem que até DHL, tem problemas para fazer entregas por aqui....
Por isso tudo estou satisfeita que você concordou em fazer esse blog... Acho que será interessante não apenas para nós duas, mas para aqueles curiosos que passarem por aqui.
Vou torcer para que logo tenhamos muitos leitores e comentários.

Última coisa... prometo que vou tentar fazer posts menores, Ok!?
Bjs!!

3 comentários:

  1. Sabe o que? Vc podia aproveitar as férias pra mandar um cartão postal pra vc mesma, e depois ver se consegue retirar no correio, hein? Que tal?

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser uma boa idéia.... o perigo é o cartão chegar e eu nem estar mais morando aqui. rs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um dos curiosos... tenho uma amiga que mora em Angola, mandei um postal para ela e nada de chegar!
    Googleando achei o blog... agora entendi como funciona os correios angolano!
    Um abraço!

    Luiz

    ResponderExcluir