quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atualizei o cadastro do CPF... eu acho!

Amigaaaa,

Também assisti Rio! Amei!!!
Fofo demais.... ia te escrever para contar do filme, mas fiquei sem internet no feriado....
Concordo com tudinho que você falou no seu post.
Bateu a maior saudade da nossa cidade.... mas a vida continua. :-)

Hoje vou aprovitar minha odisséia para atualização do cadastro do CPF para deixar umas dicas caso você, ou algum dos nosso prezadíssssimos leitores, precise fazer o mesmo.

Não sei se você sabe, mas brasileiros com CPF válido, que residem fora do Brasil podem (não sei se é obrigatório) solicitar a alteração do cadastro, alterando o endereço para a residência no exterior.
Isso é importante por exemplo, para regularizar a situação do Imposto de Renda, afinal se você mora e trabalha fora, em geral, já recolhe imposto no país em que vive...
A coisa nem é (tão) complicada... basta entrar no site da Receita Federal e preencher a ficha, com os novos dados, imprimir e ir ao Consulado local com o passaporte original e cópia.
O serviço a princípio é gratuito, mas aqui em Angola tive que pagar USD 5.00, para autenticar a cópia do passporte que acompanha a ficha de alteração que emiti através do site.
Depois disso, o Consulado vai destacar e carimbar uma parte do formulário que fica com o solicitante, como comprovante, o restante, segundo me explicou a pessoa que me atendeu, será enviado ao Brasil no próximo malote. No caso de Angola o malote sai de 15 em 15 dias.... mas a pessoa que me atendeu não sabe se o malote saiu ontem ou a 10 dias (?!). Somente quando o documento chegar no Brasil é que a alteração será feita.
Como eu previa tive que ir 2 vezes ao Consulado para resolver a questão, no primeiro dia fui com todos os documentos e cópias possíveis exatamente tentando evitar uma nova ida, mas não adiantou, tive que voltar hoje pois o Consulado não recebe dinheiro e o pagamento da autenticação teve que ser feita no banco.
Agora é sentar, esperar e rezar para que tudo corra como o previsto...

OBS.: essa “isenção” de declaração do IR acho que se restrige a pessoas que, como eu, tem uma vida “espatana”... quem vende ou compra imóveis no Brasil provavelmente deve ter que fazer a declaração.

A situação de minha ida, e volta ao Consulado me lembrou um episódio de Junto e Misturado, satirizando a nossa burocracia, se você não viu vale muito a pena, mas tem que ver até o final!
Quem nunca passou por uma situação dessas atire uma bolinha de papel...!




Um comentário: