terça-feira, 19 de abril de 2011

Liberdade de ir e vir

Sempre achei o máximo esse seu hábito de circular de bicicleta para cima e para baixo.... além de saudável e ecologicamente correto, é chiquérrrimo! Já achava chique quando era para circular pelas ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, agora então.... em Londres...!!! Afff!!!
Já eu, fui salva pelas circunstâncias, afinal de contas, não nasci para o esforço físico mesmo, e Luanda decididamente não é uma cidade para ciclistas. Os buracos pululam pelas ruas e calçadas, quando menos se espera um buraco pode surgir no seu caminho.
É tão raro quanto surpreendente ver algum ciclista pela rua aqui... para não dizer que nunca vi nenhum há um estrangeiro que vai e volta todo o dia para o trabalho de bicicleta. Faz tempo que não o vejo, acho que nossos horários não estão batendo.... mas ele vai!... enquanto eu sigo a pé, e tenho certeza que nós dois chegamos bem mais rápido ao escritório do que quem vai de carro.
Com o congestionamento que esta terra tem, o uso de bicicleta seria o ideal, por outro lado vemos o aumento do número de motocicletas, com motociclitas tão imprudentes que fazem inveja a office boy paulista... mas isso é assunto para um outro post.
Nem sei como é a questão de roubos a bicicleta aqui pois é um artigo tão raro que se for roubado todo mundo já vai saber a quem pertence. Também não consigo imaginar como é a manutenção de uma bicicleta.... mas como não tenho nenhuma mesmo, era de se esperar né...rs

Bjs

2 comentários:

  1. gostei do blog.acho legal esta comparação entre as duas cidade. beijos

    ResponderExcluir
  2. Carol, aqui ser ciclista eh papo serio! Ando toda equipada: capacete, luvas, luzes...
    Aqui o ciclista divide a faixa dos onibus e taxis. Fora os motoristas dos caminhoes, geralmente bastante imprudentes, entao todo o cuidado eh pouco.
    O primeiro dia que sai as ruas de bike foi assustador. Parei no caminho e decidi caminhar. Nao sabia nem para que lado os carros iam. rs
    Mas depois que vc se acostuma e pega as manhas, eh de fato um liberdade sem preco.
    Comecei devagar, nao ia muito longe de inicio. Agora cruzo a cidade. Vou de Leste a Oeste!
    E o bom eh que o site do Transport for London te da todas as rotas. basta colocar o endereco de partida e chegada. O resultado: direcoes detalhas. Vire a direita na rua tal. Ande x metros e vire a esquerda na rua tal.
    Eh incrivel! Uma mao na roda!

    ResponderExcluir